Muitas startups, pequenas e/ou médias empresas têm recursos limitados nomeadamente em termos de budget para o marketing. É por isso que é vital que os empresários se foquem em canais de marketing de baixo custo mas que podem ter um impacto muito positivo no crescimento da empresa.

O Marketing digital é um canal de resultados comprovados, por isso não é de admirar que cerca de 28% de empresários e propretários de empresas estão a alterar os seus orçamentos de forma a substituir o marketing tradicional por estratégias de marketing digital – com esta mudança em mente, aqui ficam as primeiras 8 8 etapas do processo:

1. Rever e/ou renovar a estratégia de Marketing Digital – Para se conseguirem bons resultados não basta publicar uns posts/artigos, “deixar andar” e ver o que dá. Este tipo de de estratégia simplesmente não funcionará. Conhece a “Regra de Sete”? É um conceito de marketing que afirma que é preciso contactar com o público alvo ou ter exposição mediática pelo menos sete vezes antes de obter qualquer tipo de feedback favorável de um potencial cliente.

2. Formar uma equipa ou contratar uma empresa de Marketing Digital – Renovar a estratégia de marketing digital também pode significar a criação de uma equipa interna de marketing digital (se realista) ou como alternativa, contratar uma das muitas empresas de marketing digital disponíveis no mercado, para ajudar a planear e implementar as novas estratégias.

3. Tornar-se social, móvel e local nas Estratégias de Marketing Digital – 90% dos adultos (nos Estados Unidos) possuem um telemóvel, 63% usam smartphones para aceder à internet e de entre estes, 40% procuram produtos ou serviços de fornecedores locais. Ou seja, é obrigatório ter um site otimizado para utilizadores móveis e reforçar as estratégias de SEO locais.

4. Implementar uma campanha Multi-Canal – Para maximizar os resultados, deve-se implementar uma estratégia de marketing digital multi-canal, de forma a termos uma campanha mais eficaz e orientada para resultados.

5. Diversificar a Estratégias de Marketing Digital – Enquanto uma estratégia de marketing digital multi-canal produzirá bons resultados para o negócio, com o foco em diversos canais os resultados vão ser ainda melhores.

6. Desenvolver uma estratégia de criação de conteúdo de alta qualidade – Uma estratégia de conteúdo de alta qualidade deve estar no centro de qualquer campanha de marketing digital. Dado o vasto número de concorrentes, produzir apenas conteúdo mediano, não servirá para atingir os resultados desejados.

7. Melhorar o conteúdo com vídeos, imagens e links – O futuro do marketing digital é visual e a integração de vídeo, imagens e elementos gráficos nos conteúdos pode gerar até 94% mais audiência.

8. Adotar um Mindset de Melhoria Contínua – Por último, é obrigatório ter uma mentalidade de melhoria contínua em relação às estratégias de marketing digital que implementamos. Não devemos ficar satisfeitos com o status quo e devemos fazer novos testes, experiências, calculos de ROI baseados em tráfego sempre à procura dos melhores resultados.

Por fim, aqui fica a infografia do que acabamos de falar:

8-Strategic-Steps-to-Improve-Digital-Marketing-Results

Fonte: http://www.business2community.com/