O marketing é fundamental para arquitectos que querem ser reconhecidos no mercado, tornar-se referência na sua área profissional e consequentemente conquistar mais clientes.

Torna-se ainda mais importante quando se está inserido em cidades com muita concorrência, como por exemplo arquitectos que tenham os seus ateliers de arquitectura lisboa.

No entanto, o marketing pode ser algo bem complexo para alguém sem experiência na área.

Por esse motivo, aqui ficam algumas estratégias que qualquer arquitecto pode aplicar já hoje no seu atelier e na sua carreira (tanto no online como no offline)!

O vídeo tem um enorme potencial de persuasão. Sabia que o Youtube é o segundo maior motor de pesquisas do mundo? Só fica atrás do Google.

Para além disso, os vídeos têm um poder enorme de persuasão. Convencem um pontencial cliente muito mais rápido que um email ou uma newsletter.

Resumindo, é fundamental ter vídeos no Youtube como uma das suas estratégias de marketing digital.

Escreva artigos para blogs e sites de arquitetura. Apenas os melhores são convidados a escrever artigos. Esta é a ideia que qualquer pessoa tem, seja em que área for. Se conseguir ter artigos escritos por si, em sites ou blogs de referência, estes só vão aumentar a sua credibilidade no setor.

Descreva o seu serviço como ninguém. Eu diria que todos os Arquitetos têm noção da importância do trabalho que desenvolvem e o poder que este acarreta. No entanto, muito poucos conseguem passar essas noções aos clientes.

Quanto melhor for a descrição dos serviços que presta, mais fácil será fazer a venda. Atenção: A descrição não é ir ao detalhe e às partes técnicas, mas sim de como o produto final terá um impacto na vida do cliente.

O cartão de visitas é essencial a uma estratégia de marketing eficaz. O cartão de visitas é uma estratégia de marketing muito antiga, mas poucos se apercebem do seu potencial.

networking é uma estratégia fundamental para quem quer conseguir mais clientes. Entregar cartões-de-visita depois de uma conversa é uma das estratégias de marketing mais eficazes no mundo offline. É uma forma de construir a marca pessoal ou o branding.

Participe em eventos sociais onde o seu público-alvo está presente. Para ganhar clientes, é preciso inserirmo-nos no seio do nosso público-alvo.

Uma boa forma de o fazer é visitar eventos de networking onde poderão estar potenciais clientes. Quando se participa e se conhece pessoas novas, estão-se a abrir portas a potenciais novos negócios.
E claro, levar sempre o cartão-de-visita! 🙂

Supere sempre a expectativa do cliente. Esta é uma excelente estratégia de marketing, principalmente para conquistar indicações.

Superar as expectativas é uma estratégia de marketing eficaz porque faz com que o cliente nos recomende a outros potenciais clientes. O cliente ao ficar mais que satisfeito vai-se sentir na obrigação de retribuir o trabalho que lhe foi prestado. Esta retribuição vem, normalmente, sob a forma de “recomendação”.

Medir os resultados de forma a melhorar as estratégias de marketing. Todas estas estratégias de marketing são extremamente eficientes, mas será que estão a ter ROI?

É fundamental analisar resultados. Só assim é possível determinar que estratégias estão a produzir mais resultados, de forma a apostarmos mais nessas em detrimento das outras.